fbpx

Conteúdo do Post

Conteúdo
do Post

Compartilhe este conteúdo:

Os arquétipos e a sua marca

Fala galera, Rapha aqui! Hoje nós vamos falar de arquétipos e qual a relação deles com uma marca, primeiro vamos entender o que é um arquétipo: Os arquétipos são um conjunto de traços de personalidade, visão, valores e crenças de uma marca, pois assim como as pessoas, as marcas também tem que ter uma personalidade para criarem conexões verdadeiras com os clientes. As empresas com a personalidade conquistam a confiança do público que vai passar a consumir os seus produtos com frequência.

  • O que é arquétipo de marca?

De acordo com Carl Jung, o arquétipo é o padrão responsável por encaixar as pessoas, objetos, conceitos e criação de algo no geral. O psiquiatra desenvolveu esse conceito em cima da psicologia analítica e do inconsciente coletivo. 

Segundo o estudioso, esse inconsciente seria uma combinação de material genético, passado de geração em geração, contendo traços comuns dos nossos ancestrais. Ele também acreditava que os arquétipos representam as principais motivações básicas do ser humano: valores, premissas, personalidade e crenças, e em cima disso criou os 12 arquétipos.

As autoras Carol S. Pearson e Margaret Mark aplicaram esses arquétipos em cima dos estudos relacionados de neuromarketing e escreveram o livro “O Herói e o Fora da Lei”, onde apresentam a aplicação dos arquétipos no marketing das marcas mais famosas do mundo e que eles são eficazes para criar uma conexão com o público.

Reprodução: Google

A lista de arquétipos é grande e com exemplos das maiores marcas do mundo que construíram uma personalidade marcante ao ponto de vender um estilo de vida desejado por muitos.

  • Quais são os tipos de arquétipos de marca que existem?

Existem 12, que são:

  • O Inocente;
  • O Sábio;
  • O Herói;
  • O Fora da Lei;
  • O Explorador;
  • O Mago;
  • A Pessoa Comum;
  • O Amante;
  • O Bobo;
  • O Cuidador;
  • O Criador;
  • O Governante.

Reprodução: Google

Descompliquei os arquétipos de acordo com as marcas para que você consiga entender o conceito e como funciona na prática essas estratégias de marketing.

  1. O Inocente

O inocente inspira pureza, simplicidade e positivismo em relação a si mesmo e ao mundo. Ele vê as coisas com simplicidade e acredita que grandes soluções podem ser achadas quando tratamos os problemas com simplicidade. Outros traços de personalidade notáveis ​​incluem autenticidade, naturalidade e transparência na tomada de decisões.

Um grande exemplo é a marca Johnson ‘s, uma empresa de produtos para cuidados pessoais. Sua mensagem de posicionamento está desde campanhas publicitárias até em postagens no Instagram. O posicionamento é combinado com soluções simples para realçar qualquer tipo de beleza.

  1. O Sábio

O arquétipo do sábio é responsável por estimular o aprendizado e valorizar o ato de “pensar”. Sendo reconhecido como fonte de sabedoria e grande compreensão, ele acredita que compartilhar conhecimento é uma boa forma de entender o mundo e chegar a lugares bonitos.

Sua personalidade é importante, pois está sempre atento a tendências, assuntos e materiais que possam melhorar o entendimento de diversos assuntos. A ideia de assessoria ou consultoria pode ser vista na linguagem, nos elementos visuais e nas expressões gerais.

O Google é um ótimo exemplo disso, pois é uma empresa de tecnologia com inteligência artificial. As instituições de ensino também se encaixam no arquétipo do Sábio.

3. O Herói

O Herói é trabalhador e corajoso, tem um perfil muito produtivo e pronto para enfrentar qualquer desafio que surja em seu caminho. Superar as falhas diárias parece ser a maneira mais poderosa de vencer no final: os heróis não se deixam influenciar por feedbacks negativos ou rotinas.

A Nike é uma das principais marcas que reforçam esse arquétipo. Seja em produções de vídeo, ou em imagens impressas de lojas, e-commerce, outdoors e redes sociais, há uma sensação de esforço e dedicação dos envolvidos.

4. O Fora da Lei

O Fora da Lei também pode ser visto como rebelde, inquieto e pronto para quebrar as barreiras do dia a dia. Uma sensação de desconforto com a sociedade, processos enraizados e burocráticos, permite que o Fora da Lei mude o que é acessível.

O exemplo mais óbvio desse arquétipo é a Apple, que teve Steve Jobs como um de seus principais criadores. A Apple foi uma das empresas responsáveis ​​por mudar a forma como o mundo via dispositivos eletrônicos como o computador pessoal, removendo barreiras e abrindo um mercado que mudou a sociedade.

5. O Explorador

O Explorador carrega um grande desejo de descobrir o mundo, não se prender às correntes da sociedade e se livrar do tédio da vida cotidiana. Esse arquétipo tem a ambição como uma das suas principais características, além de que valoriza a liberdade e acredita que grandes sentimentos, como felicidade e realização na vida, podem ser alcançados a partir de um pequeno relaxamento da rotina.

A Land Rover é um exemplo de marca que funciona muito bem com esses recursos. O conteúdo do Instagram da marca convida o leitor a se desafiar, a fugir da norma, a se permitir viver momentos incríveis e desafiadores.

6. O Mago

O arquétipo do Mago é baseado na transformação da realidade e do senso comum. Ele tem o espírito de mistério, improvisação, ironia, ilusão e muita magia. Por causa do seu forte sendo de coragem, liberdade e inovação, algumas das suas ideias são vistas como “loucas”.

Por exemplo, existem muitas marcas que cumprem perfeitamente o papel de Mago, mas uma das mais interessantes é a Red Bull. Em seu Instagram, eles publicam vídeos das pessoas fazendo atividades consideradas mais radicais pela sociedade.

7. A Pessoa Comum

O objetivo é se inserir na sociedade, buscando alcançar a eficiência de forma prática, democrática e acessível. Tem uma grande vontade de pertencer a um grupo, e muitas marcas estão investindo nesses recursos para aumentar os níveis de personalidade, humanização da marca e engajamento nas redes sociais.

Nas propagandas de Havaianas, há um padrão interessante de personagens: mesmo com a presença de atores famosos, eles são representados como “pessoas comuns”, vivenciando situações do cotidiano que acontece com qualquer consumidor. A linguagem acessível provoca sentimentos de que o cliente poderia facilmente ser aquela pessoa nas mesmas situações.

  1. O Amante

Por mais que pareça uma denominação romântica, o principal objetivo desse arquétipo não envolve o amor, mas a personalização da marca. Esse arquétipo nas marcas desperta a sensação de dedicação ao cliente para que ele desfrute do prazer de consumir esse produto.

Essa característica está presente em produtos e serviços de produção limitada, pois provoca a sensação de exclusividade.

Quando pensamos nessa etapa, ouvimos frases mencionadas em propagandas de perfumes, que sempre tocam na sensualidade, ousadia e intimidade. Por exemplo, a Dior cria conteúdo: uma foto simples em estúdio branco, mas que evoca um ar de elegância, sofisticação e poder.

9. O Bobo

O perfil do Bobo é ser divertido, despreocupado, engraçado e acessível, mas também é conhecido por fazer graça de tudo e pela visão despreocupada da vida. As empresas que trabalham com esse arquétipo têm uma visão própria do fato de que a vida é fácil, basta colocar um sorriso no rosto e não entrar na rotina apressada do dia a dia.

A marca de cerveja Skol sempre acerta ao colocar o seu produto de fácil acesso e consumido pela população brasileira, em situações de felicidade dos fins de semana. O resultado das ações de marketing da marca é de muito humor e de um conteúdo que gera grande identificação por parte dos clientes.

10. O Cuidador

O arquétipo do cuidador é afetuoso e carinhoso ao se posicionar para o seu público. O objetivo da marca é melhorar a qualidade de vida de seus clientes e faz todos os esforços para alcançá-la. Seu objetivo é ajudar os outros e a ideia de negar algo é altamente desaprovada. As pessoas são colocadas em primeiro lugar, assim como as necessidades da sociedade como um todo.

A Disney é um dos melhores exemplos desse arquétipo. Ao visitar suas redes sociais e o parque de diversões, já percebemos a primeira prova: o foco dos conteúdos são pessoas, tudo é feito de forma extremamente humanizada e mágica.

11. O Criador

O Criador é inteligente, criativo e nunca se acalma até encontrar novos projetos interessantes. Ele tem muitas qualidades artísticas e quer deixar sua marca no mundo. Ele gosta de compartilhar conhecimento e valores em qualquer sentido.

A Faber-Castell é um exemplo de marca criadora, pois apresenta um mundo de infinitas possibilidades através dos seus lápices. A marca valoriza e estimula projetos criativos, mostrando que não existem limites para as ideias do consumidor.

12. O Governante

O último arquétipo se posiciona como um líder por natureza, se sente confortável na frente de multidões e se expressa facilmente com grande poder de persuasão. 

O carisma é visto com frequência, mas quando necessário, não deixa de investir em fatores como autoridade e poder na fala. Com essa capacidade de criar uma comunidade ativa em torno da sua marca, assim conquistando o seu lugar de forma superior aos demais.

Os pontos positivos do governante são o status, poder, glamour e ostentação. Nas propagandas da marca Rolex, as características do produto são valorizadas, agregando muito valor e destacando o fato dos relógios serem de excelente qualidade. A marca cria uma identidade ao convidar pessoas famosas para as suas campanhas, causando um ar de requinte e classe.

Agora é sua vez! Coloca em prática e vejo você no próximo conteúdo.

× Available from 09:00 to 17:00 Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday